JESUS PROCURA POR VOCÊ

domingo, 25 de julho de 2010


Leituras Relacionadas ao dia 25/07/2010 - CNBB
Verde. 17º DOMINGO Tempo Comum

1ª Leitura - Gn 18,20-32
Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar.
Leitura do Livro do Gênesis 18,20-32
Naqueles dias:20O Senhor disse a Abraão:"O clamor contra Sodoma e Gomorra cresceu,e agravou-se muito o seu pecado.21Vou descer para verificarse as suas obras correspondem ou nãoao clamor que chegou até mim".22Partindo dali, os homens dirigiram-se a Sodoma,enquanto Abraão ficou na presença do Senhor.23Então, aproximando-se, disse Abraão:"Vais realmente exterminar o justo com o ímpio?24Se houvesse cinqüenta justos na cidade,acaso iríeis exterminá-los?Não pouparias o lugarpor causa dos cinqüenta justos que ali vivem?25Longe de ti agir assim,fazendo morrer o justo com o ímpio,como se o justo fosse igual ao ímpio.Longe de ti!O juiz de toda a terra não faria justiça?"26O Senhor respondeu:"Se eu encontrasse em Sodoma cinqüenta justos,pouparia por causa deles a cidade inteira".27Abraão prosseguiu dizendo:"Estou sendo atrevido em falar a meu Senhor,eu que sou pó e cinza.28Se dos cinqüenta justos faltassem cinco,destruirias por causa dos cinco a cidade inteira?"O Senhor respondeu:"Não destruiria,se achasse ali quarenta e cinco justos".29Insistiu ainda Abraão e disse:"E se houvesse quarenta?"Ele respondeu:"Por causa dos quarenta, não o faria".30Abraão tornou a insistir:"Não se irrite o meu Senhor, se ainda falo.E se houvesse apenas trinta justos?".Ele respondeu:"Também não o faria, se encontrasse trinta".31Tornou Abraão a insistir:"Já que me atrevi a falar a meu Senhor,e se houver vinte justos?"Ele respondeu:"Não a iria destruir por causa dos vinte".32Abraão disse:"Que o meu Senhor não se irrite,se eu falar só mais uma vez:e se houvesse apenas dez?"Ele respondeu:"Por causa dos dez, não a destruiria".Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 137,1-2a.2bc-3.6-7ab.7c.8 (R. 3a)
R.Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor! 

1Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, *porque ouvistes as palavras dos meus lábios!Perante os vossos anjos vou cantar-vos *2ae ante o vosso templo vou prostrar-me. R.
2bEu agradeço vosso amor, vossa verdade,*2cporque fizestes muito mais que prometestes;3naquele dia em que gritei, vós me escutastes*e aumentastes o vigor da minha alma. R.
6Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres,*e de longe reconhece os orgulhosos.7aSe no meio da desgraça eu caminhar,*vós me fazeis tornar à vida novamente;7bquando os meus perseguidores me atacarem*e com ira investirem contra mim,estendereis o vosso braço em meu auxílio. R.
7cE havereis de me salvar com vossa destra.8Completai em mim a obra começada;*ó Senhor, vossa bondade é para sempre!Eu vos peço: não deixeis inacabada*esta obra que fizeram vossas mãos! R.


2ª Leitura - Cl 2,12-14
Deus vos trouxe para a vida, junto com
Cristo, e a todos nós perdoou os pecados.
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 2,12-14
Irmãos:12Com Cristo fostes sepultados no batismo;com ele também fostes ressuscitadospor meio da fé no poder de Deus,que ressuscitou a Cristo dentre os mortos.13Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados,e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão,até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo,e a todos nós perdoou os pecados.14Existia contra nós uma conta a ser paga,mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais,e a eliminou, pregando-a na cruz.Palavra do Senhor.


Evangelho - Lc 11,1-13
Pedi e recebereis.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 11,1-13
1Jesus estava rezando num certo lugar.Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe:"Senhor, ensina-nos a rezar,como também João ensinou a seus discípulos."2Jesus respondeu: "Quando rezardes, dizei:`Pai, santificado seja o teu nome.Venha o teu Reino.3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,4e perdoa-nos os nossos pecados,pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores;e não nos deixes cair em tentação"."5E Jesus acrescentou:"Se um de vós tiver um amigoe for procurá-lo à meia-noite e lhe disser:`Amigo, empresta-me três póes,6porque um amigo meu chegou de viageme nada tenho para lhe oferecer",7e se o outro responder lá de dentro:"Não me incomoda! Já tranquei a porta,e meus filhos e eu já estamos deitados;não me posso levantar para te dar os póes";8eu vos declaro:mesmo que o outro não se levantepara dá-los porque é seu amigo, vai levantar-seao menos por causa da impertinência delee lhe dará quanto for necessário.9Portanto, eu vos digo:pedi e recebereis; procurai e encontrareis;batei e vos será aberto.10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra;e, para quem bate, se abrirá.11Será que algum de vós que é pai,se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra?12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?13Ora, se vós que sois maus,sabeis dar coisas boas aos vossos filhos,quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santoaos que o pedirem! "Palavra da Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário