JESUS PROCURA POR VOCÊ

terça-feira, 4 de maio de 2010


Leituras Relacionadas ao dia 04/05/2010 - CNBB

Branco. 3ª-feira da 5ª Semana da Páscoa

1ª Leitura - At 14,19-28
Reuniram a comunidade.
Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 14,19-28
Naqueles dias:19De Antioquia e Icônio chegaram judeusque convenceram as multidões.Então apedrejaram Pauloe arrastaram-no para fora da cidade,pensando que ele estivesse morto.20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam,Paulo levantou-se e entrou na cidade.No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé.21Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidadee feito muitos discípulos,voltaram para Listra, Icônio e Antioquia22Encorajando os discípulos,eles os exortavam a permanecerem firmes na fé,dizendo-lhes: "É precisoque passemos por muitos sofrimentospara entrar no Reino de Deus".23Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade.Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor,em quem haviam acreditado.24Em seguida, atravessando a Pisídia,chegaram à Panfília.25Anunciaram a palavra em Perge,e depois desceram para Atália.26Dali embarcaram para Antioquia,de onde tinham saído, entregues à graça de Deus,para o trabalho que haviam realizado.27Chegando ali, reuniram a comunidade.Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio delese como havia aberto a porta da fé para os pagãos.28E passaram então algum tempo com os discípulos.Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 144, 10-11. 12-13ab. 21 (R. Cf. 12a)
R. Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,*e os vossos santos com louvores vos bendigam!11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino*e saibam proclamar vosso poder!R.
12Para espalhar vossos prodígios entre os homens*e o fulgor de vosso reino esplendoroso.13aO vosso reino é um reino para sempre,*13bvosso poder, de geração em geração.R.
21Que a minha boca cante a glória do Senhor+e que bendiga todo ser seu nome santo*desde agora, para sempre e pelos séculos.R.


Evangelho - Jo 14,27-31a
A minha paz vos dou.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14,27-31a
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:27Deixo-vos a paz,a minha paz vos dou;mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.28Ouvistes que eu vos disse:"Vou, mas voltarei a vós".Se me amásseis,ficaríeis alegres porque vou para o Pai,pois o Pai é maior do que eu.29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça,para que, quando acontecer,vós acrediteis.30Já não falarei muito convosco,pois o chefe deste mundo vem.Ele não tem poder sobre mim,31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai,eu procedo conforme o Pai me ordenou.Palavra da Salvação.


Reflexão - Jo 14, 27-31
No Evangelho de hoje, Jesus nos mostra um dos aspectos mais importantes do amor que é o desejo do bem maior para o outro. O mundo nos apresenta uma falsa idéia de amor que é o amor possessivo: quando amamos uma pessoa, queremos que ela esteja constantemente ao nosso lado porque assim somos felizes. Na verdade estamos pensando na nossa felicidade e não na da pessoa amada. Jesus diz: �Se me amasseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu�. Assim, de fato, somos nós, uma vez que nos entristecemos quando a felicidade maior do outro não é como gostaríamos que fosse. Na verdade, confundimos paixão e sentimentalismo com amor verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário